A MÁQUINA DE FAZER ESPANHÓIS, romance de valter hugo mãe (2010) [capítulos 1 a 12]


RETRATO DA 3ª idade no romance (trabalho coletivo da turma que precedeu o trabalho de grupo capítulo a capítulo):






O ROMANCE CAPÍTULO A CAPÍTULO

CAPÍTULOS 1 & 2


1. Justificação do título dos capítulos.


     O título dum dos nossos capítulos é "o fascismo dos bons homens" o que parece uma contradição pois a ideia que temos dessa política não é positiva pelas consequências históricas sobejamente conhecidas, o título parece reabilitar a política fascista com a aproximaçãp feitas aos homens bons (no caso o homem bom seria o sr. silva). O título do segundo capítulo "A brancura é um estágio para a desintegração final" pode evocar a morte da Laura. A brancura neste caso não tem uma conotação positiva pois aqui ela pode representar a cor da pele ao morrer. Esta situação representa o estágio logo após a morte que é seguida pela desintegração final pois ao morrer o nosso corpo decompõe-se. A brancura também pode ser vista como o amor puro pois ao morrer, Silva pensa que o amor tem de acabar, mas não é propriamente verdade pois não se para de amar uma pessoa após a morte. 

2. Identificação da mensagem que o autor pretende veicular nesses capítulos.


    Nestes dois primeiros capítulos o autor veicula a ideia que o lugar dos idosos na nossa sociedade é cada vez menos importante para algumas pessoas e que, quando estes já não podem viver sozinhos, são enviados para lares mesmo sem o quererem: « a laura morreu, pegaram em mim e puseram-me no lar com dois sacos de roupa e um álbum de fotografias » (p. 29), « o choque de ser assim tratado é tremendo e, numa primeira fase, fica-se sem reacção (…) seria mais fácil para mim entender que os meus sentimentos valiam algo e que sofrer pela laura não vinha de uma lonjura alienígena, não era estupidez e, menos ainda um crime para clausura e tudo. » (p. 30), « a elisa (…) voltaria para se despedir, com um beijo em tudo traidor, e seguiria com sua vida chorando na viagem de regresso a casa » (p. 31), « eu era um intruso ainda no luto que faziam à pressa para se atemparem para os lutos que se seguiriam » (p. 35). Podemos, com estas citações, ver que os idosos sofrem com esta situação e têm a impressão de não pertencerem mais à vida dos seus familiares.
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3. Identificação do retrato da terceira idade.



4. Identificação da atualidade dos capítulos. 


    Nestes dois capítulos, o retrato da terceira idade é transmitido de forma direta pois entramos nas mentes destas pessoas idosas que sofrem o facto de estarem num lar, sós. São seres que se sentem abandonados de todos e de tudo. A terceira idade no primeiro capítulo é vista com o Silva que é dependente da Laura pois após a morte desta, Silva sofre um desespero amoroso que se amplifica dia após dia relembrando-se de tudo o que viveu com ela. A citação que o comprova é a seguinte: "do modo que como eu me deixava perder sem ela ao pé. precisas de uma mãe, dizia-me. eu queria pouco saber se aos oitenta e quatro anos via a minha própria mulher como a mãe necessária para uma sobrevivência equilibrada". (p. 21). No segundo capítulo, a terceira idade é vista como revoltada sentindo-se inútil, vista apenas como objetos na sociedade. A velhice pode ser aproximada da infância pois os idosos ao avançar no tempo tornam-se crianças perdendo todas as suas capacidades. A citação que comprova esta ideia é a seguinte: "fica-se muito zangado como pessoa. não se criem dúvidas acerca disso. fica-se zangado e deseja-se aos outros pouco bem, e o mal que lhes pode acontecer é-nos indiferente ou, mais sinceramente, até nos reconforta, isso sim".

5. Escolha de uma imagem caracterizadora dos capítulos, da sua mensagem, do retrato. 


    A imagem escolhida foi retirada da peça intitulada O Fascismo dos bons homens e inspirada da obra a máquina de fazer espanhóis de Valter Hugo Mãe. Escolhemos esta imagem pois nela podemos ver um idoso isolado num quarto vazio e austero. Ao lado dele, dois enfermeiros parecem vir para tratar dele. Esta imagem trata então do protagonista que foi enviado para o lar de idosos não dando a impressão de ser um “lar feliz” e podemos ver a ideia de dependência pois ele precisa da assistência médica dos empregados do lar.   
 

6. Esquematização das ideias dos capítulos (resumindo o enredo por forma a destacar o retrato da terceira idade).







7. Elaboração de 2 perguntas sobre os capítulos baseadas no conteúdo do póster  (esquema dos capítulos). 


              1) O nome da personagem que o protagonista encontra no hospital é Silva da África?
            
2) O sr. Silva pensa que o amor pode continuar após a morte da pessoa amada?




CB & AD

CAPÍTULOS 3 & 4


1. Justificação do título dos capítulos.

 "o amor é uma estupidez intermitente mas universal" (capítulo 3) - este título retoma um comentário que surge no capítulo feito ao amor de marta pelo marido, 12 anos mais novo do que ela. marta está há dois anos no lar esperando uma carta do esposo que nunca chega (p. 48)
 "um ataque de qualquer coisa" (capítulo 4) - talvez o ataque referido no título seja uma referência ao fogo posto no lar cuja autoria se desconhece e leva a que alguns emitam as mais variadas explicações sem que haja uma justificação clara e definitva.

    

2. Identificação da mensagem que o autor pretende veicular nesses capítulos.

     Várias são as ideias veiculadas nestes dois capítulos - a existência do amor incondicional por parte de alguns talvez mais ingénuos. Há também a ideia de os lares estarem por vezes sobrelotados e de que se poderia tentar arranjar lugar para novos pensionários de formas pouco corretas. As relações com os familiares dos pensionários são exploradas através da visita da filha do sr. silva ao sr. silva. A relação por vezes difícil dos idosos com a morte é igualmente abordada com a dificuldade que por vezes surge em irem ao cemitério.

    



3. Identificação do retrato da terceira idade.



4. Identificação da atualidade dos capítulos. 

     Os capítulos abordam com atualidade os vários temas referidos pois eles são familiares para os leitores.


5. Escolha de uma imagem caracterizadora dos capítulos, da sua mensagem, do retrato. 



6. Esquematização das ideias dos capítulos (resumindo o enredo por forma a destacar o retrato da terceira idade).






7. Elaboração de 2 perguntas sobre os capítulos baseadas no conteúdo do póster  (esquema dos capítulos).


              

           1- Todas as quintas-feiras, a D. Marta espera uma carta do seu marido?
           2- O senhor Silva fica chocado porque fala com o famoso Esteves sem metafísica do poema “Tabacaria” de Luís de Camões?
 
MR & AG

CAPÍTULOS 5 & 6


1. Justificação do título dos capítulos.



    O capítulo 5 é intitulado “teófilo cubillas”, porque é uma personagem importante para uma das pensionárias do lar, trata-se de um jogador de futebol que existiu realmente e que marcou uma época passada. Este capítulo é dedicado à sua história e ao que teria vivido com a pensionária do lar.

     O capítulo 6 é intitulado “beleza de nobre e fome de miserável” e centra-se essencialmente na vida do jovem Esteves. Uma vida que foi miserável, por oposição à vida no lar que, mesmo sem ser muito alegre, não é miserável. 



2. Identificação da mensagem que o autor pretende veicular nesses capítulos.


      A principal mensagem que o autor tenta transmitir é que, do seu ponto de vista, a terceira idade não tem a atenção que merece, eles são abandonados pelos mais novos.

3. Identificação do retrato da terceira idade.



4. Identificação da atualidade dos capítulos. 


     A mensagem da obra pode ser vista como atual, porque vemos que o abandono da terceira idade faz parte da nossa sociedade. 

5. Escolha de uma imagem caracterizadora dos capítulos, da sua mensagem, do retrato. 


6. Esquematização das ideias dos capítulos (resumindo o enredo por forma a destacar o retrato da terceira idade).







7. Elaboração de 2 perguntas sobre os capítulos baseadas no conteúdo do póster  (esquema dos capítulos).


              1- Leopoldina está apaixonada pelo futebolista Teófilo Cubillas?
              2- Fernando Pessoa escreveu um poema sobre o Esteves?
 
LG & LL



CAPÍTULOS 7 & 8


1. Justificação do título dos capítulos.


    “herdar portugal” - o título deste capítulo 7 faz referência ao segundo bebê que o protagonista teve com a sua mulher laura, uma menina chamada elisa. Durante a ditadura as pessoas emigraram para a França porque Portugal era um “país de miséria” (p. 113) e desta maneira a maioria das crianças nasciam francesas. Mas a elisa não, ela nasceu em Portugal e o sr. silva sentia-se orgulhoso por ela viver no país das suas origens, assim a pequena Elisa herdou Portugal e tudo o que o caracteriza.
O capítulo 8 é intitulado “ o silva da europa” porque o Silva da Europa chega no lar da Feliz Idade. A maior parte da ação é baseada na chegada desse personagem no lar.
 

2. Identificação da mensagem que o autor pretende veicular nesses capítulos.  
    No capítulo 7 o autor pretende criticar o período salazarista que conheceu Portugal e o impacto que teve sobre a sociedade portuguesa. O protagonista descreve a situação do país como um “deserto de liberdade” (p. 111) e o facto do protagonista que já é idoso pensar nisto mostra que o  período de ditadura marcou profundamente todos os que a viveram.
Com a sua obra , Valter Hugo Mãe pretende veicular algumas críticas políticas. Logo na segunda página do capítulo 8, o autor denuncia a política salazarista através do protagonista que enumera pontos negativos sobre o governo da época dizendo que a “ política está entregue”, e que os membros do regime eram corruptos. A certa altura o senhor Silva diz que não quer entrar na política por dois motivos: primeiro porque achava que não o deixariam participar e depois porque também tinha medo de participar. Esses dois pontos mostram que o antigo regime escolhia os políticos acabando por assustar a população para melhor controlar o governo. Mesmo se esse regime autoritário já acabou, esse excerto serve de exemplo para não voltarmos a cometer os mesmos erros.



3. Identificação do retrato da terceira idade.



4. Identificação da atualidade dos capítulos. 


    Mais do que falar de atualidade do capítulo 7 é melhor referir que ele permite comparar a sociedade portuguesa antiga e a sociedade portuguesa atual, e assim podemos observar o que melhorou e o que piorou. Também é útil não esquecer este período triste de ditadura para não voltarmos a cometer os mesmos erros. É importante que as novas gerações se interessem pelo passado porque às vezes é nele mesmo que encontramos as respostas para os problemas de hoje.
    Nesse capítulo 8 encontramos uma mensagem atual. Na página 121, o Silva da Europa fala da educação dizendo que é muito importante e que permite desenhar as nossas ideias do mundo e que ficamos com marcas dela até o fim da vida. Mesmo se somos todos diferentes, a nossa educação “tem amarras para a vida inteira”. Esse facto ficará sempre atual, e essa mensagem permite ao leitor refletir sobre o tipo de educação que quer dar aos seus descendentes para que seja a melhor possível.




5. Escolha de uma imagem caracterizadora dos capítulos, da sua mensagem, do retrato. 

in https://noseahistoria.files.wordpress.com/2011/12/deus-pc3a1tria-famc3adlia.jpg, consultado a 12-5-2018

in http://footage.framepool.com/shotimg/840688210-memoire-concept-susceptible-pas-souvenir-objet.jpg, consultado a 12-5-2018


6. Esquematização das ideias dos capítulos (resumindo o enredo por forma a destacar o retrato da terceira idade).




7. Elaboração de 2 perguntas sobre os capítulos baseadas no conteúdo do póster  (esquema dos capítulos).

             1. O protagonista é religioso?
            2. O protagonista é um antigo barbeiro reformado?
EM & AM


CAPÍTULOS 9 & 10


1. Justificação do título dos capítulos.

    "o tempo não é linear" - o título reflete o facto de o tempo não ser sempre igual, é o sr. silva que o explica ao anísio (p. 124), ie há ciclos de tempo, bons momentos sucedem a maus momentos, não se podem saltar nem uns nem outros. o sr. silva tem primeiro de superar a perda da mulher para depois ser uma presença agradável no lar, não pode ser simpático de um dia para o outro.
     "os olhos pequenos de mais para verem uma coisa tão grande" -  a frase remete para a fé de anísio em deus e nos milagres, se a igreja pode ser vista como uma máfia, já a existência de deus pode ser provada através dos milagres que nem todos conseguem ver, daí os olhos pequenos.

 

2. Identificação da mensagem que o autor pretende veicular nesses capítulos.
      No capítulo 9 insiste-se na ideia (através da morte de laura e da reação do sr. antónio) de que a morte de um familiar é difícil de ser ultrapassada e pode mudar imensamente o comportamento tal como a  maneira de pensar e a maneira de ver as coisas de quem sofre essa perda. Destaca-se ainda a importância do amor para alguns pessoas através da dona marta e da sua reação ao receber a carta do "marido".
     No capítulo 10 surge-nos uma crítica ao salazarismo. Também percebemos como é complicada a vida dos idosos. Vemos os idosos divertirem-se e sentirem-se miúdos por momentos. Percebemos ainda a ideia de que as pessoas românticas deviam ser crentes (segundo o anísio, acerca do sr. silva).
 



3. Identificação do retrato da terceira idade.



4. Identificação da atualidade dos capítulos. 
     A forma como, no romance, as pessoas lidam com a morte permanece atual e o mudarem de comportamento na sequência de uma perda dessas também continua a acontecer. Continua a ser difícil ultrapassar a morte de alguém. 
     Também continua a ser atual vermos casais serem separados pela morte após vários anos de casamento através da ida para um lar daquele que sobrevive. A forma como os filhos acompanham ou não os pais nestes difíceis momentos continua a ser atual. O facto de haver maridos que abandonem as esposas por elas estarem velhas ainda ocorre infelizmente (cf. dona marta). Também faz parte do quotidiano os idosos receberem assistência médica e psicológica nos lares (cf. dr. bernardo e o sr. antónio). Que os velhos falem de política e do passado também é atual. Todo o capítulo remete para a atualidade.


5. Escolha de uma imagem caracterizadora dos capítulos, da sua mensagem, do retrato. 

Esperam a morte, pensando na política...

6. Esquematização das ideias dos capítulos (resumindo o enredo por forma a destacar o retrato da terceira idade).

OU




7. Elaboração de 2 perguntas sobre os capítulos baseadas no conteúdo do póster  (esquema dos capítulos).

               1- A Dona Marta ficou triste ao ver a carta?
               2- O sr. António tem uma perceção negativa da religião?

AC & MAB


CAPÍTULOS 11 & 12


1. Justificação do título dos capítulos.



     O título do capítulo onze é “o esteves a transbordar de metafisica”. Neste capítulo o Esteves festeja cem anos, por isso ele está cheio de metafisica, já viveu muitas experiências na sua vida. O verbo transbordar pode sugerir que o Esteves tem metafisica a mais, pode ser um indício da sua morte próxima.

     O título do capítulo doze é “a promoção da beleza de se ser pobrezinho”. Este título faz referência à expressão utilizada pelo fugitivo (pp.176-177), quando critica o Salazarismo. E refere-se ao domínio da Igreja e da política sobre o povo “pobrezinho”. Eles servem-se do poder para manter o povo “pobrezinho”, tornando-se donos das liberdades humanas.



2. Identificação da mensagem que o autor pretende veicular nesses capítulos.



    A mensagem destes capítulos é que os idosos perdem as capacidades físicas, mas mantêm as qualidades morais. São solidários, no capítulo onze quando se fingem esquecidos para os inspetores se irem embora do lar, ou quando, no capítulo doze, o Silva aceita partilhar a sua cama com o Esteves. Gostam de se reunir, de festejar, no capítulo onze lembram-se dos anos do Esteves e fazem-lhe uma festa.



3. Identificação do retrato da terceira idade.






4. Identificação da atualidade dos capítulos. 



     A velhice é sempre um tema atual, cada vez mais com o prolongamento da esperança de vida, porque o número de velhos aumenta todos os anos. Muitos idosos acabam a vida deles num lar. Existe mesmo o dia international dos idosos celebrado no dia 1 de outubro.


5. Escolha de uma imagem caracterizadora dos capítulos, da sua mensagem, do retrato. 

     Festa de anos de um centenário. Através desta imagem, podemos pensar no Esteves que festeja os seus cem anos com um bolo branco, e amigos. Estão todos reunidos e felizes (cap. 11):

in

O idoso que tem medo. Esta imagem pode representar o Esteves que tem medo de morrer. Ele está a pensar nas suas visões (cap. 12): :
in http://valium50.blogspot.fr/2013/10/pais-abandonados.html, consultado a 12-5-2018

6. Esquematização das ideias dos capítulos (resumindo o enredo por forma a destacar o retrato da terceira idade).



7. Elaboração de 2 perguntas sobre os capítulos baseadas no conteúdo do póster  (esquema dos capítulos).


              1) Foi o Silva que festejou os seus cem anos?
              2) Foi o Esteves quem dormiu com o Silva?
SAV & JDC




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