BIOGRAFIAS DOS AUTORES trabalhados

 (As biografias são apresentadas por ordem alfabética)

Alice Vieira (1943 - )

Alice Vieira nasceu em 1943 em Lisboa. É licenciada em Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 1958, iniciou a sua colaboração no suplemento “ Juvenil” do Diário de Lisboa. A partir de 1969 dedicou-se ao jornalismo profissional. Desde 1979 tem vindo a publicar regularmente livros na editora Caminho, (mais de cinquenta livros).  Mudou-se a seguir para o "Diário Popular" para evitar conflitos de interesse com o marido que trabalhava no mesmo jornal que ela. Atualmente colabora na revista “Audácia” e no “Jornal de Mafra“ on-line.
As suas obras foram traduzidas em 13 línguas entre as quais o francês, o russo, o chinês e o holandês. A 7 de março de 1997 foi feita Comendadora da Ordem do Mérito. Escreveu inúmeras obras entre as quais Livro com Cheiro a Canela (2009) , Histórias da Bíblia (2012), Leandro Rei de Helíria (1992).
Ganhou prémios como o prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança em 1979, O Grande Prémio Literário Maria Amélia Vaz de Carvalho em 2007, e mais recentemente o prémio do melhor livro em língua portuguesa editado no Brasil em 2016.
HN & ICDC



Ernest Hemingway (1899 - 1961)

Ernest Miller Hemingway nasceu a 21 de julho de 1899 e morreu a 2 de julho de 1961, aos 62 anos. Escritor estadunidense, Hemingway foi correspondente de guerra durante a Guerra Civil Espanhola, em Madrid. Escreveu várias obras como O sol também se levanta (1926), Por quem os sinos dobram (1940), O velho e o mar (1952)… Recebeu vários prémios como o prémio Pulitzer de Ficção em 1953 e o Nobel de Literatura em 1954 que recompensa a totalidade da sua obra. O velho e o mar foi a última obra de ficção a ser publicada durante a vida do autor.
Hemingway suicidou-se em Ketchum corria o ano de 1961.

 EA & FDS



Kiluange Tiny (1975 - )

Nasceu em Lisboa a 23 de julho de 1975, quando o pai e a mãe (são-tomenses) se encontravam em Portugal a estudar Medecina e Enfermagem, respetivamente.
Viveu na cidade de São Tomé, em São Tomé e Príncipe, até aos sete anos de idade, tendo voltado para Portugal em julho de 1982.
Fez os estudos secundários no Colégio Militar-Lisboa e na Escola Secundária Leal da Câmara, em Rio de Mouro-Sintra.
É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa (2001). Foi advogado estagiário em Portugal e atualmente exerce advocacia sendo igualmente gestor de conteúdos do juriSTEP.
Pingos de um Amanhecer Feliz de onde foi retirado o poema "A velha e o seu desgosto" é a sua primeira obra editada.
AM & EM

Michael Haneke (1942 - )

Michael Haneke é um realizador e roteirista austríaco e alemão, nascido a 23 de março de 1942 em Munich (Alemanha). Estudou filosofia e psicologia em Viena e cria peças de teatro antes de começar a escrever e realizar telefilmes. O seu primeiro filme que saiu no cinema foi O Sétimo Continente (1989). Este filme é o início de uma trilogia chamada “glaciação emocional” seguida por Benny’s Video (1992) e por 71 fragmentos duma cronologia da sorte (1994). Realizou também o filme A Pianista (2001) que ganhou em Cannes o Grande Prémio, no ano de saída. O seu filme Amour recebeu vários prémios, entre os quais o Óscar 2013 do melhor filme estrangeiro, e a Palma de Ouro do Festival de Cannes 2012.
AA & JDC




Sophia de Mello Breyner Andresen (1919 - 2004)


Sophia de Mello Breyner Andresen é uma poetisa portuguesa que nasceu no dia 6 de novembro de 1919, no Porto, e que faleceu no dia 2 de Julho de 2004. Viveu praticamente todo a sua vida no Porto, na quinta dos seus avós. Foi educada por uma família muito cristã, com muitos valores. Ela casou-se em 1946 com o jornalista Francisco Sousa Tavares, com quem teve 5 filhos. Teve uma carreira política, primeiro opondo-se ao regime salazarista e depois do 25 de abril de 1974 ocupando o seu espaço na Assembleia da República como deputada. Ela frequentou o curso de Filologia Clássica na Universidade de Lisboa, de 1936 até 1939. Pela sua carreira literária recebeu, em 1964, o Grande Prémio da Poesia pela sua obra Livro Sexto. Distinguiu-se na poesia mas também como contista e como autora de livros infantis. O Cavaleiro da Dinamarca, A Floresta, Contos Exemplares, Mar Novo, O Nome das Coisas e Orpheu e Eurydice são algumas obras sobejamente conhecidas desta escritora que recebeu, em 1999, o Prémio Camões poucos anos antes de morrer.

JDC



Teolinda Gersão (1940 - )


Teolinda Gersão nasceu em Coimbra, estudou Germanística, Romanística e Anglística nas Universidades de Coimbra, Tübingen e Berlim, foi Leitora de Português na Universidade Técnica de Berlim, assistente na Faculdade de Letras de Lisboa e depois de provas académicas professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde ensinou Literatura Alemã e Literatura Comparada.

Além da permanência de três anos na Alemanha viveu dois anos em São Paulo, Brasil, e conheceu Moçambique, onde decorre o romance de 1997 A Árvore das Palavras.

Autora sobretudo de romances, publicou até agora duas novelas (Os Teclados e Os Anjos) e duas colectâneas de contos (Histórias de Ver e Andar e A Mulher que prendeu a Chuva).

Quatro dos seus livros foram adaptados ao teatro e encenados em Portugal, Alemanha e Roménia.

Dois dos contos deram origem a curtas metragens e está a ser feita uma longa metragem a partir do romance Passagens.

Foi escritora-residente na Universidade de Berkeley em 2004.

O seu livro mais recente é Prantos, Amores e Outros Desvarios (2016).

Vive em Lisboa.

in https://teolindagersao.com/, consultado a 12-5-2018.




Valter Hugo Mãe (1971 - )


Valter Hugo Mãe é um dos mais destacados autores portugueses da atualidade. Nasceu em Angola, estudou direito e literatura portuguesa. Hoje, é poeta, escritor para todas as idades e por vezes escreve críticas literárias para revistas. Em 2007, recebeu o prémio Saramago pelo seu primeiro romance. Em 2012, recebeu o prémio portugal telecom pelo romance A máquina de fazer espanhóis que já foi traduzido em várias línguas nomeadamente para alemão e francês. Também venceu o prémio do melhor romance do ano em 2012. Publicou vários romances tais como: A desumanização (2013); O filho de mil homens (2011); o nosso reino (2004);  contos de cães (2005); Maus lobos (2015). Publicou ainda a crónica autobiografia imaginária no Jornal de Letras. Hoje, vive em Portugal e tem 47 anos e continua a escrever.
AC & MAB


Verdi (1813 - 1901)

Giuseppe Verdi foi um compositor de óperas do Romantismo italiano, considerado o maior compositor nacionalista de Itália e o mais influente do século XIX. Apesar de algumas críticas feitas à sua obra e da sua tendência para o melodrama, é inconstestável que as obras deste compositor italiano dominam o repertório das óperas até aos dias de hoje. Prova disso mesm são os vários temas da sua autoria enraizados na cultura popular: "La donna è mobile" de Rigoletto, "Va pensiero" (Coro dos Escravos Hebreus) de Nabucco, "Libiamo ne lieti calici" (Valsa do Brinde) de La Traviata e a "Gloria al Egito e ad Iside" (Marcha Triunfal) de Aida. A sua última ópera foi a ópera bufa Falstaff.

IC



Nenhum comentário:

Postar um comentário