sobre a obra a máquina de fazer espanhóis
pela turma do 10º ano da Secção Portuguesa
do Liceu Internacional de Saint-Germain-en-Laye
1
|
Esta
obra faz parte de uma tetralogia que percorre, através de personagens
distintas, o tempo completo da vida humana desde a infância à velhice,
respetivamente o nosso reino
(2004), o remorso de baltazar serapião
(2006), o apocalipse dos trabalhadores
(2008), a máquina de fazer espanhóis (2010).
Foi fácil escrever sobre uma fase da
vida que ainda não viveu?
|
2
|
Ao
lermos o título da obra não podemos imaginar o enredo. O título vai
intrigar-nos praticamente até ao fim do livro. O que pretendeu com um título tão misterioso e tão opaco?
|
3
|
A
história inspira-se em factos reais que o marcaram ou só é da sua imaginação?
Se não se inspirou em factos reais, de onde lhe vem este tema e a vontade de
falar assim desse assunto desconhecido para a maioria das pessoas?
|
4
|
No
fim do livro, esperamos a morte do protagonista para fechar a obra, o que não
acontece. Porque não? Alguma vez pensou matá-lo ou nunca foi uma opção?
|
5
|
Porquê ter escolhido como protagonista um homem idoso e não alguém mais jovem? |
Se
lhe tivesse ocorrido continuar a história, colocou a hipótese de o
protagonista se reconciliar com o seu filho Ricardo?
|
|
7
|
Por
que razão escreveu com uma pontuação quase inexistente? Fê-lo para
surpreender voluntariamente o leitor?
|
8
|
O
livro é muitas vezes vago em vários pontos como por exemplo a morte do
Esteves que morreu de « felicidade ». Que efeito procura provocar
no leitor ?
|
9
|
Como
lhe ocorreu a ideia de fazer do protagonista um assassino? Porque é que quis
dar-lhe este aspeto um pouco lúgubre?
|
10
|
Inspirou-se
em pessoas que conhece para criar as suas personagens? Os nomes foram escolhidos ao acaso, ou por
uma razão precisa?
|
11
|
O
senhor era muito novo quando ocorreu a Revolução dos cravos e portanto não
viveu a ditadura salazarista, tema evocado nesta obra. Os episódios narrados
que ocorreram durante o Estado Novo são inspirados de fatos reais contados
por testemunhas que os viveram ou são fictícios?
|
12
|
Este
livro foi dedicado ao seu pai que “não viveu a terceira idade”. A lembrança
do seu pai esteve omnipresente na sua mente ao escrever a máquina de fazer espanhóis? Em caso afirmativo, essa lembrança
fez com que lhe fosse difícil escrever este livro? Essa lembrança
influenciou-o ao longo da narração do seu romance?
|
13
|
Colocou
alguma vez a hipótese da filha do protagonista, a Elisa, tirar o pai do lar?
|
14
|
Por
que motivo não fez com que os inspetores encontrassem a origem do incêndio
que matou três idosos no lar?
|
15
|
Por
que é que criou o Medeiros como uma personagem tão detestável? Pretendeu
fazer dele uma espécie de vítima dentro do lar?
|
16
|
Descreve
tão bem a terceira idade que eu gostava de saber se tem medo dela, ou se não
receia e quer afrontar essa parte da vida?
|
17
|
O
que pretende transmitir-nos ao introduzir a personagem Esteves do poema de
Fernando Pessoa neste livro?
|
18
|
Retrata
tão bem os sentimentos de alguém que perdeu alguém que amava. Já sofreu de um
amor? Ou de uma morte?
|
19
|
A
dada altura, no livro, há um incêndio que mata três idosos. E alguns
personagens como o António Silva, o Pereira, o Silva da Europa pensam que é
uma acção propositada do pessoal para arranjar mais lugares no lar. É uma
ideia que passou pela sua “cabeça”, é apenas ficção, ou é algo real de que
teve conhecimento?
|
20
|
O romance descreve a maneira de viver das
pessoas de idade. Teve ajuda de um familiar idoso para o escrever?
|
21
|
Ao
longo da história, o protagonista vai partindo as pombinhas que estão na
nuvem da Mariazinha. Com que objetivo é que o pôs a fazer isto? Terá sido uma
forma de criticar a religião católica, dominante em Portugal?
|
22
|
Quando
os habitantes do lar estão na fase terminal da sua vida, são enviados para a
ala esquerda e todos percebem que a morte está próxima. Esta situação é
verídica ou foi por si inventada?
|
23
|
Porque
escolheu utilizar o pseudónimo “Valter Hugo Mãe” e não o seu verdadeiro nome
“Valter Hugo Lemos” para publicar as suas obras?
|
24
|
O
que representava a redação deste livro para si?
|
25
|
Um momento que me marcou foi quando,
no capítulo 14, o narrador mata a Dona Marta com um livro, após ter penetrado
no seu quarto durante a noite. Contudo, ele “julgava ter dormido
profundamente a noite inteira”. Por que razão é que o narrador matou a Dona
Marta, ainda por cima, de uma maneira inconsciente?
|
26
|
Também não percebi outra atitude do
narrador. No capítulo 18, põe-se de pé na campa da mulher e pisa as flores
ali colocadas pela filha, Elisa, justificando-se da seguinte forma: “nenhuma
beleza vestiria aquela brancura para me enganar do vazio da pedra”. Nesta
reação excessiva, não haverá uma falta de respeito pela mulher, e também pela
filha?
|
27
|
Qual
é o autor ou o livro que o inspirou na redação desta obra?
|
28
|
Por
que razão escolheu mostrar um universo negativo no lar em vez de mostrar mais
felicidade? Será que quis criticar algo vivido por algum familiar?
|
29
|
O
senhor pensa realmente que a vida num lar é assim como a descreve?
|
30
|
Antes
de escrever o livro a máquina de fazer
espanhóis visitou alguns asilos para que a sua obra fosse o mais realista
possível? Ou foi visitando um asilo que lhe veio a inspiração para este
livro?
|
31
|
Quando
o protagonista é informado da morte da sua mulher o leitor lê um dos momentos
mais comoventes da história. O autor conseguiu exprimir a sua tristeza e o
seu desespero de tal maneira que o leitor pode perguntar-se: será que o autor
viveu aquela situação (a morte da sua mulher) na sua vida?
|
32
|
Na
obra refere os poetas Fernando Pessoa/Álvaro de Campos e Eugénio de Andrade?
Como poderia justificar essa escolha? São preferências pessoais?
|
33
|
Que
mensagem pretendeu transmitir com esta sua obra?
|
34
|
Quando
tempo demorou a escrever o livro e qual foi a primeira ideia que o incitou a
escrevê-lo?
|
35
|
Qual
parte foi a parte do livro mais demorada a escrever?
|
36
|
O
senhor tem alguém da sua família a viver num lar? Em caso afirmativo essa
pessoa ajudou-o ou influenciou-o?
|
37
|
O autor disse que a sua obra permitiu criar uma terceira idade ao seu pai que não a viveu. Acha que o seu pai teria vivido a sua terceira idade num asilo como o protagonista da história? |
Ao
longo do romance o protagonista transmite ao leitor uma ideia negativa do
asilo. Será que o autor também partilha essa ideia dos asilos?
|
|
39
|
Nesta
obra o protagonista era barbeiro, terá um significado especial a escolha
dessa profissão?
|
40
|
De
onde é que lhe veio essa ideia de falar de uma máquina de roubar a
metafísica, termo muito abstrato?
|
41
|
No
início do livro o protagonista sente-se rejeitado pela filha, por ela o ter
posto num lar. Se o seu pai tivesse que ir para um lar acha que ele se
sentiria rejeitado por si, tal como António por Elisa?
|
42
|
O
nome do lar “Feliz Idade” que faz alusão à palavra ‘felicidade’ foi inventado ou inspirou-se do nome de
algum lar que conhecia?
|
43
|
Será
que escreveu este livro para fazer refletir os leitores sobre os
comportamentos das pessoas na época da ditadura e sobre os comportamentos das
pessoas na época atual da república democrática?
|
44
|
Os
pesadelos fazem parte da vida dos velhos neste seu romance. Onde foi buscar
essa ideia do pesadelo? A velhice é um pesadelo?
|
45
|
A
única mulher positiva/perfeita no romance é a defunta laura. Desde a filha elisa,
algo imperfeita, passando pela dona leopoldina e pela dona marta, as mulheres
não são as personagens mais positivas da obra. O que pretendeu com essa
caracterização? Destacar a excecionalidade da laura?
|
46
|
Como
decidiu inventar uma terceira idade para si e para o seu pai, poderíamos ver
no sr. Silva um alter-ego do seu pai, e no sr. silva da europa um alter-ego
seu?
|
47
|
Dedicou
o livro ao seu pai, que não viveu a terceira idade. No entanto, o livro
relata justamente uma vida na terceira idade. Porquê essa escolha? Não lhe
parece algo contraditória?
|
48
|
Em
algum momento da sua vida partilhou a ideia de que seria melhor não haver
Portugal e sermos todos espanhóis?
|
49
|
O
que significa a capa do livro onde encontramos cisnes com bigodes? (Porto
Editora, 19ª edição, agosto de 2016) Foi ouvido quanto a esta escolha? Gostou
dela?
|
50
|
Dá-nos
uma imagem negativa do lar. Pensa que poderia viver num lar se os seus filhos
o obrigassem? Ou será que até podia ir viver de livre vontade numa
instituição dessas tal como o fez o sr. silva da europa?
|
51
|
No
capítulo 13 o sr. silva diz que as cartas de amor que escreve à dona marta
são sobre ele e ajudam-no a pensar. Este romance será sobre o valter hugo mãe
e ajuda-o a pensar?
|
52
|
O
que pensaram os seus familiares ao ler este livro?
|
53
|
Pensa
que este livro pode ajudar algumas pessoas
a
verem a terceira idade de outra maneira?
|
54
|
Introduziu
a personagem Esteves no livro o que achei interessante. Inspirou-se também em
Fernando Pessoa noutros aspectos do livro?
|
55
|
No
capítulo 14, o sr. silva inicia um pesadelo e depois entra numa crise de
sonambolismo acabando por assassinar a dona marta a quem escrevia cartas de
amor. Por momentos ficamos na dúvida sem perceber se realmente tudo não passa
de um pesadelo. O nosso protagonista é um assassino que nunca se revela. O
romance acaba por ser violento. O que pretende com esta violência? Parece-lhe
verossímil?
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário