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Uma sala de ópera pode acolher mais de
2 500 espetadores e, habitualmente, não recorre a microfones. A sala é
concebida, na sua estrutura arquitetónica, segundo padrões que se regem pela
acústica musical e a psico-acústica, para que o som seja percetível por todos. Mesmo
se os cantores têm vozes particularmente potentes/impactantes, nada seria
possível sem um bom modelo acústico e arquitetural.
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O maestro e o encenador são ambos responsáveis
pelo sucesso de uma ópera. O maestro dirige músicos e cantores para que tudo
funcione em termos musicais. O encenador pensa e projeta, com a sua equipa,
cenários, luzes e sentidos que deseja dar à obra. Cabe-lhe dirigir os cantores
como atores.
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As óperas mais acessíveis são as de
Mozart, Donizetti ou Verdi. Antes de se assistir a uma representação -
sobretudo quando não se tem o hábito de assistir a este tipo de espetáculo - é vivamente
aconselhável a leitura da intriga – o libreto - para se conhecer bem a história
da ópera e assim se compreender toda a trama.
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A
sala de ópera mais conhecida a nível mundial é o Scala de Milão que foi
inaugurado em 1778. No Scala podemos escutar os melhores cantores e ver
atuar os maestros mais conceituados. Verdi, Rossini e Donizetti criaram em
Milão várias óperas.
Quem
inventou a ópera?
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Foram
os italianos que inventaram a
ópera no início do século XVII. Considera-se Orfeu de Monteverdi como
a primeira ópera, criada em 1607 em Mântua, mesmo se antes dessa data muitos
compositores misturavam música e teatro.
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O
que é a ópera?
(estrutura
musical)
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A
ópera é uma história contada em música. Tal como o teatro divide-se em atos
que se distinguem uns dos outros pelo cenário que lhes é próprio. No
intervalo que separa os atos, muda-se o cenário. Cada ato compõe-se,
geralmente, de várias cenas cada uma desenvolvendo um momento-chave da ação.
A
ópera começa geralmente com uma grande abertura,
um prelúdio instrumental tocado pela orquestra que, ao servir de introdução,
vai apresentar vários temas musicais, e os leitmotiv que identificam diferentes cenas e personagens, temas
estes que se desenvolverão ao longo da peça. Depois, todos os papéis são
cantados alternando as grandes árias
e os recitativos (momentos
falados) onde o canto imita a voz falada, duetos, trios, coros.
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A
ópera é um espetáculo completo
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Na
ópera temos tudo: cenários, guarda-roupa, luzes, dança… Uma orquestra para a
música, cantores que representam um papel cantando. Os textos e os diálogos
cantados estão reunidos naquilo a que se chama libreto.
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O
que é uma opereta?
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Uma
opereta é uma ópera com um
conteúdo mais ligeiro e alegre havendo mesmo por vezes momentos em que os
cantores dizem os seus textos sem cantar.
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O
que é a ópera bufa?
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(o
mesmo que ópera cómica)
Contrariamente
ao que se possa pensar, a ópera bufa
não é forçosamente concebida para ser engraçada, mas pode sê-lo. As intrigas
inspiram-se no quotidiano e os protagonistas não são aristocratas, o que os
caracteriza é o facto de serem bastante cómicos.
Na
ópera bufa os diálogos alternam com partes cantadas ou dançadas, opondo-se, assim,
à ópera que é unicamente cantada.
NB:
A ópera cómica francesa nasceu no
reinado de Luís XIV, o Rei Sol, grande apreciador de dança e de música. Foi
nessa altura uma grande novidade porque na época não era costume cantar e
falar ao mesmo tempo em palco.
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O top 3 das óperas mais
representadas no mundo
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A Boémia de Puccini (estreia em 1896, Turim,
Itália) – Uma história de amor entre Rodolfo e Mimi. Vivem ambos uma vida de
boémia em Paris rodeados dos seus amigos filósofos, poetas, pintores e
músicos. Mas a Mimi está tão doente que a história não termina da melhor
maneira.
·
A Traviata de Verdi (estreia em 1853, Veneza,
Itália) – É uma história de amor entre Violeta e Alfredo. Violeta é uma
cortesã, uma mulher livre, que adora ir a festas. Mas apaixona-se por Alfredo
o que vai mudar a sua vida e os seus hábitos. Depois Violeta adoece gravemente
e a história não acaba muito bem.
·
Carmen de Bizet (estreia em 1875, em Paris,
França) – É uma história de amor entre Carmen e Don José. Carmen é uma
cigana, livre como o ar, que canta: “Si je t’aime, prends garde à toi !” Don
José deveria ter tido cuidado. O amor, a paixão e o ciúme estão no centro
desta história que não acaba muito bem.
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Donizetti, um campeão!
|
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Este compositor italiano, Gaetano Donizetti,
escreveu mais de 70 óperas. As mais conhecidas são: Elixir do amor, A
filha do Regimento, Lucia de Lammermor.
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AS VOZES DOS CANTORES
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VOZ
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TESSITURA
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REGISTO
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Soprano
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Agudo
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MULHER[1]
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Mezzo soprano
|
Médio
|
||
Contralto
|
Grave
|
|||
Tenor
|
Agudo
|
|||
HOMEM
|
Barítono
|
Médio
|
||
Baixo
|
Grave
|
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[1] Não é a idade que conta, mas a voz: uma cantora soprano vai interpretar personagens de mulheres jovens ao passo que uma cantora contralto vai interpretar personagens mais velhas.
AS PROFISSÕES NA ÓPERA
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O encenador
(le metteur-en-scène)
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dirige
o trabalho da direção de atores com os cantores e cria a cenografia do
espetáculo com:
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O
cenógrafo
(le
décorateur)
|
idealiza
os cenários
|
||
Responsável
pelo guarda-roupa / Estilista
(le
costumier)
|
idealiza
o guarda-roupa
|
||
O
luminotécnico
(l’éclairagiste)
|
idealiza
a distribuição das luzes (desenha as luzes)
|
||
O maestro
(le chef d’orchestre)
|
prepara
musicalmente os cantores e os ensaios da orquestra dirigindo-os todos aquando
do espetáculo
|
||
O
coreógrafo
(le
choréographe)
|
idealiza
e desenha os movimentos dos dançarinos (coreografia)
|
||
Os solistas
(les chanteurs solistes)
|
são
recrutados mediante audição para interpretar um papel que corresponda à voz
que possuem
|
||
A
orquestra, o coro e o corpo de baile
(l’orchestre, le chœur et le
ballet)
|
Os
instrumentistas acompanham, no fosso da orquestra (debaixo/lateralmente ao
palco) os cantores e os dançarinos/bailarinos
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||
PALAVRÕES
|
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MERDA
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Nunca
se deseja boa sorte a um cantor antes de entrar em palco porque isso
dá azar, deve dizer-se-lhe merda! Este costume viria de uma época em
que os espetadores vinham ao espetáculo na diligência (carroças puxadas a
cavalo). Se havia muito cocó de cavalo à entrada da sala de espetáculo, era
bom sinal pois isso significava que havia uma grande afluência do público.
Desejavam-se por isso “muitas merdas” aos artistas!
|
||
CORDA
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As
cordas servem para suspender os cenários mas ai daquele que pronunciar a
palavra ‘corda’. Tem de pagar uma multa! A palavra dá azar por evocar a corda
do enforcado.
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ASSOBIAR
|
Antigamente
o técnico de luz e som tinha um código de assobios para avisar sobre as
mudanças de cenário que se deviam fazer. Se um ator assobiava, isso podia
perturbar o bom desenrolar técnico do espetáculo. Também se diz que assobiar
em palco ou nos bastidores pode atrair os assobios do público, que são
percebidos como sinal de desagrado.
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Jonas Kaufamann, um grande tenor entrevistado no início de outubro 2017 na televisão francesa
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