ÓPERA: algumas informações

·        Uma sala de ópera pode acolher mais de 2 500 espetadores e, habitualmente, não recorre a microfones. A sala é concebida, na sua estrutura arquitetónica, segundo padrões que se regem pela acústica musical e a psico-acústica, para que o som seja percetível por todos. Mesmo se os cantores têm vozes particularmente potentes/impactantes, nada seria possível sem um bom modelo acústico e arquitetural.

·        O maestro e o encenador são ambos responsáveis pelo sucesso de uma ópera. O maestro dirige músicos e cantores para que tudo funcione em termos musicais. O encenador pensa e projeta, com a sua equipa, cenários, luzes e sentidos que deseja dar à obra. Cabe-lhe dirigir os cantores como atores.

·        As óperas mais acessíveis são as de Mozart, Donizetti ou Verdi. Antes de se assistir a uma representação - sobretudo quando não se tem o hábito de assistir a este tipo de espetáculo - é vivamente aconselhável a leitura da intriga – o libreto - para se conhecer bem a história da ópera e assim se compreender toda a trama.

·        A sala de ópera mais conhecida a nível mundial é o Scala de Milão que foi inaugurado em 1778. No Scala podemos escutar os melhores cantores e ver atuar os maestros mais conceituados. Verdi, Rossini e Donizetti criaram em Milão várias óperas.

Quem inventou a ópera?
Foram os italianos que inventaram a ópera no início do século XVII. Considera-se Orfeu de Monteverdi como a primeira ópera, criada em 1607 em Mântua, mesmo se antes dessa data muitos compositores misturavam música e teatro.
O que é a ópera?
(estrutura musical)
A ópera é uma história contada em música. Tal como o teatro divide-se em atos que se distinguem uns dos outros pelo cenário que lhes é próprio. No intervalo que separa os atos, muda-se o cenário. Cada ato compõe-se, geralmente, de várias cenas cada uma desenvolvendo um momento-chave da ação.

A ópera começa geralmente com uma grande abertura, um prelúdio instrumental tocado pela orquestra que, ao servir de introdução, vai apresentar vários temas musicais, e os leitmotiv que identificam diferentes cenas e personagens, temas estes que se desenvolverão ao longo da peça. Depois, todos os papéis são cantados alternando as grandes árias e os recitativos (momentos falados) onde o canto imita a voz falada, duetos, trios, coros.
A ópera é um espetáculo completo
Na ópera temos tudo: cenários, guarda-roupa, luzes, dança… Uma orquestra para a música, cantores que representam um papel cantando. Os textos e os diálogos cantados estão reunidos naquilo a que se chama libreto.
O que é uma opereta?
Uma opereta é uma ópera com um conteúdo mais ligeiro e alegre havendo mesmo por vezes momentos em que os cantores dizem os seus textos sem cantar.
O que é a ópera bufa?
(o mesmo que ópera cómica)
Contrariamente ao que se possa pensar, a ópera bufa não é forçosamente concebida para ser engraçada, mas pode sê-lo. As intrigas inspiram-se no quotidiano e os protagonistas não são aristocratas, o que os caracteriza é o facto de serem bastante cómicos.
Na ópera bufa os diálogos alternam com partes cantadas ou dançadas, opondo-se, assim, à ópera que é unicamente cantada.
NB: A ópera cómica francesa nasceu no reinado de Luís XIV, o Rei Sol, grande apreciador de dança e de música. Foi nessa altura uma grande novidade porque na época não era costume cantar e falar ao mesmo tempo em palco.
O top 3 das óperas mais representadas no mundo
·        A Boémia de Puccini (estreia em 1896, Turim, Itália) – Uma história de amor entre Rodolfo e Mimi. Vivem ambos uma vida de boémia em Paris rodeados dos seus amigos filósofos, poetas, pintores e músicos. Mas a Mimi está tão doente que a história não termina da melhor maneira.
·        A Traviata de Verdi (estreia em 1853, Veneza, Itália) – É uma história de amor entre Violeta e Alfredo. Violeta é uma cortesã, uma mulher livre, que adora ir a festas. Mas apaixona-se por Alfredo o que vai mudar a sua vida e os seus hábitos. Depois Violeta adoece gravemente e a história não acaba muito bem.
·        Carmen de Bizet (estreia em 1875, em Paris, França) – É uma história de amor entre Carmen e Don José. Carmen é uma cigana, livre como o ar, que canta: “Si je t’aime, prends garde à toi !” Don José deveria ter tido cuidado. O amor, a paixão e o ciúme estão no centro desta história que não acaba muito bem.
Donizetti, um campeão!
·        Este compositor italiano, Gaetano Donizetti, escreveu mais de 70 óperas. As mais conhecidas são: Elixir do amor, A filha do Regimento, Lucia de Lammermor.


AS VOZES DOS CANTORES
VOZ
TESSITURA
REGISTO


Soprano
Agudo

MULHER[1]
Mezzo soprano
Médio


Contralto
Grave






Tenor
Agudo

HOMEM
Barítono
Médio


Baixo
Grave












[1] Não é a idade que conta, mas a voz: uma cantora soprano vai interpretar personagens de mulheres jovens ao passo que uma cantora contralto vai interpretar personagens mais velhas.

AS PROFISSÕES NA ÓPERA


O encenador
(le metteur-en-scène)
dirige o trabalho da direção de atores com os cantores e cria a cenografia do espetáculo com:

O cenógrafo
(le décorateur)
idealiza os cenários

Responsável pelo guarda-roupa / Estilista
(le costumier)
idealiza o guarda-roupa

O luminotécnico
(l’éclairagiste)
idealiza a distribuição das luzes (desenha as luzes)

O maestro
(le chef d’orchestre)
prepara musicalmente os cantores e os ensaios da orquestra dirigindo-os todos aquando do espetáculo

O coreógrafo
(le choréographe)
idealiza e desenha os movimentos dos dançarinos (coreografia)

Os solistas
(les chanteurs solistes)
são recrutados mediante audição para interpretar um papel que corresponda à voz que possuem

A orquestra, o coro e o corpo de baile
(l’orchestre, le chœur et le ballet)
Os instrumentistas acompanham, no fosso da orquestra (debaixo/lateralmente ao palco) os cantores e os dançarinos/bailarinos





PALAVRÕES


MERDA
Nunca se deseja boa sorte a um cantor antes de entrar em palco porque isso dá azar, deve dizer-se-lhe merda! Este costume viria de uma época em que os espetadores vinham ao espetáculo na diligência (carroças puxadas a cavalo). Se havia muito cocó de cavalo à entrada da sala de espetáculo, era bom sinal pois isso significava que havia uma grande afluência do público. Desejavam-se por isso “muitas merdas” aos artistas!

CORDA
As cordas servem para suspender os cenários mas ai daquele que pronunciar a palavra ‘corda’. Tem de pagar uma multa! A palavra dá azar por evocar a corda do enforcado.

ASSOBIAR
Antigamente o técnico de luz e som tinha um código de assobios para avisar sobre as mudanças de cenário que se deviam fazer. Se um ator assobiava, isso podia perturbar o bom desenrolar técnico do espetáculo. Também se diz que assobiar em palco ou nos bastidores pode atrair os assobios do público, que são percebidos como sinal de desagrado.







Jonas Kaufamann, um grande tenor entrevistado no início de outubro 2017 na televisão francesa



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