O VELHO E O MAR, romance de Ernest Hemingway (1952)





1. Justificação do título da obra.

   O título da obra ilustra perfeitamente a sua história. Durante a leitura do livro, seguimos a aventura de um velho pescador que vai à pesca. Ele passa três dias e duas noites no mar onde lhe surgem muitas peripécias e obstáculos. Este mar é seu amigo mas também seu inimigo durante a pesca. Com o mar, o velho construiu toda a sua vida. O velho e o mar é um livro cheio de símbolos e no título podemos ver os dois mais importantes que são a personagem principal e o mar.

2. Identificação da mensagem que o autor pretende veicular com a obra.

    Com esta obra, veicula-se a ideia de que devemos perseverar para obtermos o que desejamos. Podemos ver isso na perseverança do velho para pescar o peixe. Ele ficou no mar durante vários dias e nunca pensou em regressar a terra sem ter pescado um enorme peixe. Nunca se queixou com dores ou cansaço. O velho também queria provar a si mesmo que era um bom pescador. Este livro  conta-nos as dificuldades de se ser pescador em geral e na terceira idade em particular, o que nos faz refletir sobre essa profissão. O velho vai sozinho à pesca, porque os pais do jovem Manolín não queriam que ele acompanhasse o velho pescador que tinha perdido o crédito no meio em que vivia, o que mostra a solidão dos velhos. Este livro ajuda-nos a perceber que não é correto pormos de parte os velhos por eles já não serem profissionalmente tão bem sucedidos como os novos deixando-os na solidão

3. Identificação do retrato da terceira idade.

4. Identificação da atualidade da obra. 

    A mensagem da perseverança que o autor quer transmitir na sua obra ainda é atual. Por exemplo, em termos profissionais, devemos todos perseverar nos estudos para podermos ter bons diplomas e depois perseverar na luta em busca de um emprego. Na nossa sociedade, onde o desemprego está bastante presente, a perseverança é muito importante. Quando vemos que o velho quer provar a si próprio que é bom pescador e que ainda é capaz de trabalhar eficazmente, esse comportamento ainda é importante para a sociedade atual que com as crises económicas sucessivas consegue desmoralizar-nos a todos facilmente, e neste grupo temos os séniores que muitas vezes, nalguns países são rejeitados por serem considerados incapazes (uma exceção feita nalguns pontos do globo onde há sociedades como a japonesa, que valoriza os velhos no mercado de trabalho) . Na nossa sociedade individualista, as pessoas não pensam nos outros. O homem precisa às vezes de ter elogios ou apoio no que faz, o que às vezes falta. Este livro ensina-nos a procurar encontrar satisfação no nosso trabalho de maneira individual. Na nossa sociedade quase ninguém se interessa pelo  emprego de pescador. Os jovens que andam na escola estão pouco interessados por esta área profissional e estão mais interessados nas profissões  que exigem muitos estudos superiores como médico, engenheiro, advogadoNeste livro descobrimos a dificuldade deste emprego, mesmo se ele não exige grandes  estudos.


5. Escolha de uma imagem caracterizadora da obra, da sua mensagem, do retrato. 
6. Esquematização das ideias da obra (resumindo o enredo por forma a destacar o retrato da terceira idade).

OU




7. Elaboração de 2 perguntas sobre a obra baseadas no conteúdo do póster  (esquema da obra).  


     1- Santiago é avô de Manolín?
     2- A viagem de Santiago para pescar o peixe demorou 3 dias e 2 noites? 

EA & FDS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário