1. Justificação do título da obra.
O
título
da obra
ilustra
perfeitamente
a sua história.
Durante a leitura
do livro,
seguimos
a aventura de um
velho pescador que vai à pesca.
Ele
passa três
dias
e duas
noites
no mar
onde lhe surgem muitas
peripécias
e obstáculos.
Este mar é
seu
amigo mas também
seu inimigo
durante
a pesca.
Com o mar,
o velho
construiu
toda
a sua vida. O
velho
e o mar
é um
livro
cheio
de símbolos
e no título
podemos
ver os dois mais importantes que são
a personagem
principal e o mar.
2. Identificação da mensagem que o autor pretende veicular com a obra.
Com
esta
obra, veicula-se a ideia de que devemos
perseverar
para obtermos
o que desejamos. Podemos
ver isso
na perseverança
do velho
para pescar
o peixe.
Ele
ficou
no mar
durante
vários
dias
e nunca
pensou
em
regressar a terra sem
ter pescado
um
enorme
peixe. Nunca se queixou com
dores ou
cansaço.
O velho
também
queria
provar a si mesmo
que era
um
bom
pescador. Este
livro
conta-nos as dificuldades
de se ser
pescador em geral e na terceira idade em particular,
o que nos faz
refletir
sobre essa profissão.
O velho
vai sozinho
à pesca,
porque os pais do jovem Manolín não queriam que ele acompanhasse o velho pescador que tinha perdido o crédito no meio em que vivia,
o que mostra
a solidão
dos velhos.
Este livro ajuda-nos a perceber que não é correto pormos de parte os velhos por eles já não serem profissionalmente tão bem sucedidos como os novos
deixando-os
na solidão.
3. Identificação do retrato da terceira idade.
4. Identificação da atualidade da obra.
A
mensagem
da perseverança
que o autor
quer
transmitir
na sua obra ainda é atual.
Por
exemplo, em termos profissionais,
devemos
todos
perseverar
nos estudos
para podermos
ter bons diplomas
e depois
perseverar
na luta em busca
de um
emprego.
Na nossa
sociedade,
onde o desemprego
está
bastante presente,
a perseverança
é muito
importante. Quando
vemos
que o velho
quer
provar
a si próprio
que é bom
pescador e que ainda é capaz de trabalhar eficazmente, esse comportamento ainda é importante para a sociedade atual que com as crises económicas sucessivas consegue desmoralizar-nos a todos facilmente, e neste grupo temos os séniores que muitas vezes, nalguns países são rejeitados por serem considerados incapazes (uma exceção feita nalguns pontos do globo onde há sociedades como a japonesa, que valoriza os velhos no mercado de trabalho) .
Na nossa
sociedade
individualista,
as pessoas
não
pensam
nos outros.
O homem
precisa
às
vezes
de ter elogios ou apoio
no que faz,
o que às
vezes
falta.
Este livro
ensina-nos a procurar encontrar
satisfação
no nosso
trabalho
de maneira
individual. Na nossa
sociedade
quase
ninguém
se interessa pelo emprego
de pescador.
Os jovens
que andam na escola
estão
pouco
interessados
por esta área profissional e estão
mais interessados nas profissões
que exigem muitos
estudos
superiores como
médico, engenheiro,
advogado…
Neste
livro
descobrimos
a dificuldade
deste
emprego,
mesmo
se ele
não
exige grandes
estudos.
5. Escolha de uma imagem caracterizadora da obra, da sua mensagem, do retrato.
6. Esquematização das ideias da obra (resumindo o enredo por forma a destacar o retrato da terceira idade).
7. Elaboração de 2 perguntas sobre a obra baseadas no conteúdo do póster (esquema da obra).
1- Santiago é
avô de Manolín?
2- A viagem de Santiago para pescar o peixe demorou 3
dias e 2 noites?
EA & FDS
Nenhum comentário:
Postar um comentário