A VELHA, um conto de Teolinda Gersão (2002)





in Histórias de Ver e Andar


1. Justificação do título da obra.
     O título da obra é a velha e não o nome da personagem velha porque ela não representa uma velha específica, mas a totalidade do grupo dos velhos que vivem à margem da sociedade, porque pobres, porque isolados e esquecidos.

2. Identificação da mensagem que o autor pretende veicular com a obra.
    A velha protagonista perdeu tudo e todos, já não tem nada nem ninguém, e apesar disso é feliz na sua vida que encara com otimismo. Também podemos ver no comportamento dela uma forma de negar a triste vida que leva, escondendo e ultrapassando a tristeza em que vive, acabando por acreditar que vive realmente melhor do que vive na realidade. Um exemplo de vida, descrito com muita ironia, que nos pode incentivar a desconfiar das aparências e a prestar mais atenção aos idosos. Há também uma lição de otimismo que pode favorecer o abandono de atitudes e comportamentos mais pessimistas.

3. Identificação do retrato da terceira idade.

4. Identificação da atualidade da obra. 
   A obra reflete a atualidade já faz parte dela ao referir problemas de discriminação social dos velhos que infelizmente ainda perduram.

5. Escolha de uma imagem caracterizadora da obra, da sua mensagem, do retrato. 
6. Esquematização das ideias da obra (resumindo o enredo por forma a destacar o retrato da terceira idade).


7. Elaboração de 2 perguntas sobre a obra baseadas no conteúdo do póster  (esquema da obra).  
    1) A velha preocupava-se com o dinheiro que gastava?
    2) A velha era feliz


AD & CB & LG & LL 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário